sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Colóquio Internacional Políticas Públicas e Patrimônio Imaterial



Terça-feira 27, e Quarta-feira 28 de Novembro | 10h-18h | IFP

Políticas públicas para o Património Imaterial na Europa do Sul


Organização: Direção Geral do Património Cultural - Secretário de Estado da Cultura e CIDEHUS – Universidade de Évora em parceria com o Institut français du Portugal e com apoio do Ibermuseus.

Em 2003, a Unesco lançou uma nova categoria de património para proteger as culturas orais e para fortalecer o reconhecimento das culturas sem património monumental. Associando os domínios tradicionais da antropologia (costumes, rituais, saber fazeres, cosmogonias, literatura oral, música) à definição do património da humanidade, a Convenção para a Salvaguarda do Património cultural imaterial leva muitas perguntas mas também novas perspectivas.

O colóquio propõe-se reflectir sobre as diferentes experiências da Itália, da Espanha, da França e do Portugal para acolher esses novos patrimónios na Europa do sul.

Este colóquio conta com a presença, entre outros, de Chérif Khaznadar, Vice Presidente da Comissão Nacional Francesa da UNESCO e Presidente de la Maison des Cultures du Monde (França), João Leal, Professor de Antropologia Universidade Nova de Lisboa e Vice-Presidente do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (Portugal), José Luis Mingote Calderón, Museu Nacional de Antropologia (Espanha) e Sylvie Grenet, Ministério francês da Cultura e da Comunicação.


 

Destinatários: Profissionais, Investigadores e Estudantes nas áreas das Ciências Sociais, da Museologia, do Património e do Desenvolvimento Local. Associações de Defesa do Património; Autarquias.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Tradução simultânea Francês/Português.
Informações | Inscrições: Direção-Geral do Património Cultural | Departamento dos Bens Culturais
Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial
Tel: ++ 351 213 614 306 | E-mail: pci.div@imc-ip.pt
www.patrimoniocultural.gov.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário